728x90 AdSpace

Latest News

Popular Posts

Conheça as vantagens de um SSD para o público gamer


As vantagens de um SSD para o uso cotidiano são inegáveis, mas surgem muitas dúvidas quando o assunto são os games. A principal melhoria proporcionada por uma unidade de estado sólido é a diminuição do tempo de loading, mas pouca gente sabe que um SSD também ajuda durante o próprio jogo, carregando texturas mais rapidamente e diminuindo a quantidade de travadas.
Durante a produção de um game, sua codificação ganha um "suporte" para o HDD, uma vez que ele não consegue carregar texturas tão rapidamente: os programadores utilizam um material filler, que é, basicamente, arquivos e texturas genéricos que são pré-carregadas em sua VRAM para substituir os dados caso seu drive não consiga providenciar a informação tão rapidamente.
Peguemos como exemplo um jogo de corrida: quando você está dirigindo por uma pista cercada de árvores, se seu HDD não tiver tanta rapidez, a vegetação será apenas textura filler, com uma qualidade baixa e borrada com uma cor que substitua as árvores. É como se um mesmo frame se repetisse durante toda a corrida.
O gráfico abaixo mostra a diferença do uso do disco entre um SSD e um HDD. É possível perceber os pontos em que o usuário que possui um HDD troca de cenário e, portanto, faz com que texturas novas sejam carregadas:


Já com um SSD, isso não ocorre. Muitos produtores já estão adicionando uma utilidade em seus jogos que detecta o uso de uma unidade de estado sólido e trata os dados de uma forma diferente e mais otimizada:
- Mais partículas e uma simulação melhor da física;
- Melhoria no Dynamic Range e no framebuffer;
- Melhoria nos detalhes das texturas, uma vez que não haverá mais essas texturas fillers;
- Uma geometria do cenário com resolução maior;
- Animação mais suave, graças ao tempo maior que o SSD proporciona para carregar keyframes;
- Mais personagens na tela, já que é possível colocar mais dados;
Além da diminuição do tempo de carregamentos e da melhoria na textura dos games, uma unidade de estado sólido também possui vantagens físicas sobre os HDDs: consomem menos energia, são mais resistentes, não fazem barulho nem produzem calor (já que não não mecânicos) e seu tempo de vida útil é bem alto, mesmo se for usado constantemente.


Fonte
Adrenaline


  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Conheça as vantagens de um SSD para o público gamer Description: Rating: 5 Reviewed By: Henk
Scroll to Top